26/09/2023
Nayara Rosolen – Jornalista
As votações do 2º Talento Musical (Tamu) foram prorrogadas e seguem até o dia 30 de setembro. O público ganhou mais tempo para votar em seus candidatos favoritos e as performances dos 22 classificados continuam disponíveis na sala de concertos da Galeria Virtual Alma.
Uma iniciativa do curso de licenciatura em Música da Uninter, em parceria com a Fundação Wilson Picler, a ação visa fomentar o talento artístico e a divulgação cultural, assim como aproximar a instituição da comunidade. De acordo com a organizadora, professora Florinda Pimentel, “o nosso país precisa tanto de alegria e de beleza, a música tem esse poder de renovação”. Além de ser uma oportunidade para que os instrumentistas apareçam como protagonistas.
Desta fase, serão escolhidos dois finalistas pelo júri especialista e mais dois pelo júri popular. O público pode votar por meio de uma curtida no vídeo que preferir dento do próprio site. É aceito apenas um voto por pessoa. Os quatro primeiros colocados recebem uma bolsa de estudo integral para um curso de licenciatura na modalidade de educação à distância (EAD). Ou, no caso de formados, para a pós-graduação em Música e Cognição.
Os finalistas se apresentam no 1º Festival de Música Instrumental e o grande campeão recebe, além da bolsa, a oportunidade de participar do programa Pergunte ao Maestro, transmitido pela TV Cultura em rede nacional. A final acontece no auditório do campus Garcez da Uninter, no dia 6 de outubro, com a apresentação virtual dos músicos e transmissão ao vivo.
Florinda destaca que grande parte dos inscritos enviaram músicas autorais, de composição própria e compostas especialmente para o Tamu. “Não perca a oportunidade de votar no seu candidato favorito”, incentiva a organizadora.
Autor: Nayara Rosolen – Jornalista
Edição: Larissa Drabeski