16/11/2022
Evandro Tosin – Jornalista
Estudantes de diversas escolas públicas ingressam no hall de entrada do Teatro Guaíra. Em meio ao burburinho, eles buscam um assento para se acomodar. Em pouco tempo, quase todos os mais de dois mil lugares da tradicional casa de espetáculos paranaense estão preenchidos.
O que reúne tanto estudantes na manhã do dia 1º de novembro é um desejo em comum: conseguir boas notas na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São estudantes dos 29 colégios de Curitiba e região metropolitana que participam do Aulão Paraná, promovido pela Escola de Formação Técnica e Profissional (Unintertech) e pelo projeto Eureka, em parceria com a Fundação Wilson Picler, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tuiuti e a UniBrasil.
No palco do teatro, professores se revezam com revisão de conteúdos e resoluções de questões de provas anteriores do Enem.
Apesar da ansiedade dos dias que antecedem o exame, o clima entre os estudantes é de descontração, já que os professores procuram apresentar o conteúdo de uma maneira leve e divertida.
“Nós vimos a empolgação destes alunos com o aulão. E conseguir trazê-los para o Teatro Guaíra foi um sonho, local ícone de Curitiba e uma referência no Paraná”, declara a professora do Unintertech Elaine Hobmeir.
A mudança de ambiente de estudos proporcionada aos jovens também é vista como um diferencial importante. “É um preparatório para eles. Algo diferente, sair da rotina e ter dicas de outros professores. É uma prova muito longa, eles já vêm de um estresse. Aqui é um momento de descontração, de ter esse contato com alunos de outras escolas”, relata Elaine.
Sofhia Ramalho, estudante do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, afirma que o aulão é um reforço importante e vai ajudá-la a se sair bem na hora da prova. “Os professores do colégio não têm muito tempo de revisar os conteúdos em sala de aula especificamente para o Enem. [No aulão] estamos tendo algumas estratégias de prova, que no dia, serão muito mais importantes do que lembrar os conteúdos”, afirma a estudante.
Além do público presente, outros 78 mil alunos da rede pública puderam acompanhar a transmissão pelo Aula Paraná, canal educativo do Estado do Paraná.
Debatedores nota mil
E esse não foi o único momento voltado para a preparação dos estudantes que vão fazer o Enem. Durante o ano, a Unintertech e o Instituto Eureka visitaram aproximadamente 90 colégios estaduais para realizar o Aulão Pré-Enem Uninter, que conta com aulas para a resolução de exercícios especiais e dicas valiosas dos professores para a prova.
Outra ação desenvolvida foi o Debatedores Nota 1000. Idealizado pelo Instituto Eureka e pela Unintertech, ambos sob a liderança do professor Marlus Humberto Geronasso.
O projeto consiste em um debate entre estudantes de colégios estaduais de Curitiba e região, no qual os estudantes colocam à prova sua capacidade de argumentação. Nas últimas semanas, a atividade contou com participação de oito estudantes de cerca de 30 colégios diferentes, que competiram entre si durante debates com temas pré-definidos.
A final foi realizada no mesmo cenário do aulão, com a disputa de argumento entre estudantes dos colégios estaduais Professor Loureiro Fernandes (Ahú) e São Paulo Apóstolo (Uberaba).
Após argumentações, réplicas, tréplicas e considerações finais das duas equipes sobre “permissão de dirigir a partir dos 16 anos’’, o vencedor foi o Colégio Professor Loureiro Fernandes.
Preparação on-line
A Uninter também oferece conteúdo online para os estudantes que querem se preparar para a prova. O Pré-Enem Uninter possui aulas gravadas e transmitidas pela TV Profissão, que é mantida pela Fundação Wilson Picler e pode ser acessada no supercanal 13. São mais de 600 professores voluntários no Eureka que acreditam no poder transformador da educação.
Além disso, o centro universitário oferece um programa gratuito de no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O material de estudo é dividido por disciplinas, as aulas são gravadas e disponibilizadas para que o aluno tenha acesso aos conteúdos em qualquer local. A inscrição no projeto pode ser feita por este link.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do fotógrafo: Natália Jucoski