6/02/2023
Nayara Rosolen – Jornalista
A pouco menos de dez meses para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, os profissionais já se mobilizam para preparar os estudantes com o Pré-Enem Uninter. Uma iniciativa que surgiu para reduzir o prejuízo educacional causado pela pandemia da Covid-19, a princípio a nível estadual, no Paraná, agora se lança para voos mais altos: a difusão a nível nacional, por todos os estados brasileiros.
“É um projeto ambicioso, mas já estamos no trabalho”, garante o idealizador, professor Marlus Geronasso.
No último ano, foram contabilizados mais de 20 mil estudantes em todo Paraná. Além dos aulões presenciais por colégios de Curitiba (PR) e região metropolitana, foi promovido ainda o projeto Debatedores Nota 1000, com a participação de 13 colégios na primeira etapa.
A ideia é desenvolver a habilidade de argumentação, pré-requisito básico para a o prova de redação do exame. Os participantes passam pelo desafio de defender uma abordagem favorável ou contrária, definida por sorteio, a um tema proposto.
Ainda em 2022, o aulão presencial no teatro Guaíra, em Curitiba, reuniu mais de dois mil estudantes e foi transmitido virtualmente para outros 78 mil de todo o estado.
Agora, a partir do dia 27 de fevereiro, Geronasso conta que inicia a visitação por 100 colégios da capital paranaense e 28 municípios da região metropolitana. O idealizador também irá apresentar o projeto virtualmente para secretários dos 26 estados e do Distrito Federal, na busca por difundir a iniciativa por todo o Brasil.
No segundo semestre de 2023, iniciam as passagens por colégios de outras regiões do Paraná, em cidades como Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
Os estudantes podem se inscrever gratuitamente pelo site para ter acesso às mais de 470 aulas gravadas. Os conteúdos são produzidos por professores de cursos pré-vestibulares e preparatórios para o Enem, são das áreas de concentração de estudos de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação.
Os alunos também contam com mesas de debates virtuais, simulados e redações ao vivo, durante todo o ano. O destaque, segundo Geronasso, são as dez mesas de debate com temas sobre atualidades que estão programadas de março a outubro. “Acreditamos em uma grande participação dos estudantes”, afirma o professor.
O calendário completo está disponível neste link.
Edição: Larissa Drabeski