21/11/2022
Evandro Tosin – Jornalista
Jovens estudantes da rede pública de Colombo receberam um reforço na reta final e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das portas de ingresso para o ensino superior.
O aulão preparatório para o Enem que é realizado pela Escola de Formação Técnica e Profissional da Uninter (Unintertech) e pelo Instituto Eureka, ocorreu no último dia 4 de novembro no auditório do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Colombo, no bairro São Gabriel. O projeto acontece em parceria com a Fundação Wilson Picler.
Participaram da atividade 60 estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio. O conteúdo é ministrado por professores com ampla experiência, com o objetivo de preparar alunos que estão concluindo o Ensino Médio.
No palco, o diretor da Unintertech e do Instituto Eureka Marlus Humberto Geronasso, os docentes da Unintertech Felipe Pellin e Fernanda Silva Torres lecionaram conteúdos de Redação, Linguagens, Matemática, Biologia, entre outros. Para o coordenador de ensino do IFPR, Tiago Dopke, a parceria é importante para fortalecer a preparação dos estudantes que estão em fase de pré-vestibular e para o Enem.
“Acreditamos que a oportunidade que nós estamos concedendo aos nossos jovens estudantes, de oferecer ensino técnico e ensino médio de qualidade integrados, é importante para se destacarem não só na área em que eles estão se formando, mas no Enem e nas provas de vestibular que eles estão prestando agora nesse final de ano. Então, é mais uma forma de eles atualizarem os seus conhecimentos”, explica o coordenador.
Preparação on-line e gratuita
A Uninter também disponibiliza uma plataforma com conteúdo online para os estudantes que pretendem se preparar para a prova. O Pré-Enem Uninter oferta aulas gravadas e transmitidas pela TV Profissão – o supercanal 13 em rede aberta, que é mantida pela Fundação Wilson Picler. São mais de 600 professores voluntários no Instituto Eureka.
Além disso, o Centro Universitário Internacional Uninter possui um programa gratuito no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O material de estudo é organizado por disciplinas, as aulas são gravadas e disponibilizadas para que o aluno tenha acesso aos conteúdos em qualquer local. A inscrição no projeto pode ser feita por este link.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do fotógrafo: Evandro Tosin