20/07/2022
Nayara Rosolen – Jornalista
Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Inovação Uninter, uma iniciativa da Pós-graduação da Uninter, em parceria com a Fundação Wilson Picler (FWP) e a TV Profissão. A premiação tem o intuito de reconhecer projetos inteligentes, criativos e eficazes, implantados por entidades públicas ou privadas, e dá visibilidade às ações de gestores engajados que buscam o desenvolvimento socioeconômico.
Os coordenadores de cursos da pós-graduação, Ricieri Garbelini, Caroline Brasil e Sandra Maria de Souza estão à frente da organização do projeto.
“A iniciativa se deu através de uma reunião, em que o professor Nelson Castanheira (pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Uninter) nos solicitou a criação de algo para buscarmos projetos de inovação. Ano passado tivemos 100 inscritos. Este ano, pretendemos dobrar essa quantidade e, automaticamente, aumentar a visibilidade nacional. Nesta edição, o polo que mais trouxer inscritos também vai ganhar prêmio”, afirma Garbelini.
Estudantes e egressos da Uninter, além da comunidade externa em geral, podem se inscrever até o dia 4 de outubro, clicando aqui. O presidente da FWP, professor Jorge Bernardi, afirma que a entidade tem o objetivo de incentivar a educação, a ciência e a tecnologia.
“A inovação é uma das áreas fundamentais de atuação da Fundação Wilson Picler, daí a importância deste prêmio. Como são várias as áreas que o prêmio abrange, as inovações apresentadas vão se incorporando às práticas destes setores e melhorando os processos, beneficiando toda a sociedade”, garante Bernardi.
Os participantes podem concorrer em 14 categorias: Mobilidade Urbana e Logística Urbana (Infraestrutura); Jurídico e Tributária; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Agronegócio; Arquitetura e Urbanismo; Empreendedorismo e Recursos Humanos; Saúde e Bem-Estar (Psicologia); Direitos Humanos; Segurança Pública e Segurança Privada; Educação; Desporto; Engenharia, Tecnologias e Processos (TI); Comunicação e Melhores Campanhas Institucionais; Comércio Exterior e Relações Internacionais.
Cada organização pode inscrever um projeto por categoria, e o vencedor de cada uma delas recebe o Troféu Prêmio Top Inovação Uninter. Os requisitos necessários são: obter a maior pontuação na avaliação final; apresentar a melhor relação de custo e benefício; e oferecer possibilidade de replicação.
A melhor iniciativa entre todas as categorias também ganha o Troféu II Prêmio Top Inovação Uninter das Categorias. Além disso, todos os projetos inscritos e homologados recebem o Certificado de Reconhecimento.
Uma Menção Honrosa será atribuída a um projeto reinscrito de cada categoria, já premiado com troféu na edição anterior e que alcance a maior nota, demonstrando continuidade das ações no mínimo nos mesmos níveis realizados anteriormente.
“O primeiro Top Inovação Uninter teve caráter experimental, mas já apresentou resultados excelentes. A cada nova edição, estamos aperfeiçoando o prêmio, atingindo novas áreas e aumentando o número de inscritos e a competitividade entre eles, melhorando o nível das inovações apresentadas”, conclui Bernardi.
O cronograma completo e o regulamento da nova edição está disponível para acesso por meio deste link.
1º Prêmio Top Inovação
A primeira edição do prêmio, realizada em 2021, contou com inscrições de várias regiões do Brasil. Foram dez categorias com projetos classificados para a final. Veja os ganhadores neste link.
No último ano, o grande vencedor geral do prêmio foi o projeto Veever, de Direitos Humanos, idealizado por João Pedro Novochadlo. O projeto diz respeito a um aplicativo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, em que espaços públicos e privados recebem a instalação de dispositivos bluetooth.
Os dispositivos emitem um sinal para o smartphone do usuário, que recebe orientações por áudio sobre o que tem ao redor. O mapeamento é realizado por inteligência artificial e a gestão da informação é feita por computação em nuvem. Por meio de uma plataforma, o gestor da infraestrutura pode atualizar e cadastrar novas informações a serem transmitidas.
Confira a cobertura completa da última edição, clicando aqui.
Edição: Larissa Drabeski.
Créditos da fotografia: Manoel Áureo Germano/Divulgação Fundação Wilson Picler .