26/04/2023
Nayara Rosolen – Jornalista
Alicerçado no pilar socioemocional, o Coral Margareth Picler, projeto de extensão do curso de licenciatura em Música da Uninter, retomou as atividades no dia 17 de abril. Mantido pela Fundação Wilson Picler, o objetivo é que as pessoas trabalhem as emoções, a autoestima e que tenham a possibilidade de sair da rotina do dia a dia.
“Existem inúmeros estudos que mostram que a música salva e recupera. As pessoas não pagarão nada, só aprenderão. É um convite para trabalhar a emoção e a autoestima, porque você estando bem, também vai reverberar bem para a sociedade, para aqueles que estão ao seu lado, porque acreditamos que realmente a música salva”, afirma a diretora da Escola Superior de Educação (ESE), Dinamara Machado.
O projeto é comandado pelos professores Jeimely Bornholdt e Alysson Siqueira e todos podem participar, desde os colaboradores Uninter, estudantes de todos os cursos, até familiares e comunidade externa. As atividades presenciais acontecem todas as segundas –feiras, das 18h30 às 20h30, no auditório do campus Divina Providência, centro de Curitiba (PR).
“Acreditamos que todos podem cantar, desenvolver e aprender música. Se você está com uma pessoa na sua casa sem muito o que fazer, coloca ela para cantar, fazer música junto com a gente. Acredito que todos podem fazer música e todos são bem-vindos”, convida a professora Jeimely.
No dia 14 de abril, os professores realizaram uma ação no campus Garcez para a divulgação do projeto. Jeimely e Alysson passaram por todas as escolas superiores e Central de Atendimento do prédio, puxando o coro das canções “Bandeira Branca” e “Ó abre alas” junto com os colaboradores, fazendo um chamado para que todos participem do coral. As inscrições vão até o dia 30 de abril.
“Esperamos que muita gente venha cantar com a gente e que essas pessoas realizem o seu desejo de cantar em grupo e ter a oportunidade de fazer novas amizades, de aprender música, se realizar, se expressar musicalmente. E que o resultado seja uma apresentação muito bonita para a sociedade, para o público poder apreciar e também para a gente postar nas redes sociais e alcançar cada vez mais gente com o projeto do Coral”, conclui Alysson.
Durante todo o ano, o coro faz a apresentações e se prepara para fechar 2023 com um espetáculo no Natal Luz de Curitiba. Ao final, os participantes também recebem um certificado de 200 horas. Interessados, podem se inscrever e conferir a programação clicando aqui.
Edição: Larissa Drabeski