12/03/2025
Nayara Rosolen – Equipe CNU
Um entusiasta da educação a distância (EAD) e apaixonado por televisão, João Carlos Peters cumpriu o papel de democratizar o acesso a conhecimentos. O objetivo de “servir e ser útil ao trabalho, à família e à sociedade como um todo”, exposto por Peters nas redes sociais, foi alcançado até o dia em que deixou o plano terrestre e marcou o legado de mais de 50 anos de experiência, em 06 de março de 2025, aos 74 anos.
Nascido em Rio do Sul, Santa Catarina, Peters escolheu o Paraná como sua casa e construiu aqui uma trajetória marcada por talento, dedicação e paixão pela comunicação. Casado, deixa cinco filhos e dois netos.
Desde jovem, demonstrou grandes habilidades em comunicação e vendas, que o levaram a se destacar ainda na adolescência, quando deixou o seminário e ingressou no mercado de trabalho como funcionário de supermercado, chegando ao cargo de gerente. Sua facilidade para negociar e se conectar com as pessoas abriu portas para um caminho que se tornaria sua grande vocação: a comunicação.
Peters se especializou em EAD, assim como em Marketing e Negócios, de onde brotou sua veia empreendedora, que resultou em reconhecimentos. Ao entrar no mercado audiovisual, tornou-se representante nacional da Sony, uma das marcas mais renomadas do mundo, vendendo equipamentos para televisão. Sua experiência e visão estratégica o levaram a integrar o GRPCOM, o maior grupo de comunicação do Paraná, onde assumiu importantes funções de direção.
Em 1990, era diretor de marketing e comercialização da Globosat Paraná, um projeto em parceria com a Rede Paranaense de Televisão (RPC). Pelo desempenho nos dois anos de atuação, recebeu em 1992 o Prêmio “Top de Marketing e Homem de Vendas” pelo case de sucesso Globosat: a TV do futuro já em sua casa.
Esse foi apenas o começo de uma carreira de sucesso, que soma décadas de desenvolvimento de ações voltadas às áreas audiovisual e educacional atreladas. Com a participação na Visão estratégica do negócio Globosat, que separou a programadora da Rede Globo e a NET, como distribuidora de conteúdos, de 1997 a 2001 foi o idealizador e se tornou diretor geral do Canal 11 NET/ÓTV, com programação voltada para a comunidade, sempre à frente das inovações do setor.
Apaixonado pelo audiovisual, fundou sua própria produtora, a TV Cidadão, atendendo grandes clientes, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e foi responsável pela criação de importantes canais comunitários e universitários, como a TV Cidadão (já extinta), a TV UFPR, a TV Profissão e o Super Canal 13. Os dois últimos já como colaborador do Grupo Uninter.
Peters ingressou no Grupo Uninter e aplicou sua expertise para transformar a produção de conteúdo educacional da instituição. Criou e implementou a ABTVES e o canal IESTV, associados ao grupo educacional, onde atuou nos últimos 20 anos. Em duas décadas, se tornou o diretor do Super Canal 13 UHF, afiliada da TV Cultura, e presidente do conselho da TV Profissão, mantida pela Fundação Wilson Picler (FWP).
“Na Uninter, como homem criado nos meios técnicos radiotelevisivos, Peters ajudou a modernizar e aperfeiçoar novos canais para democratizar os meios de comunicação, contribuindo para que essa ferramenta tornasse realidade o sonho de emancipação do nosso país, fortalecendo a missão das emissoras, valorizando a diversidade e o conhecimento como pilares sociais”, disse em nota o Grupo Uninter.
Durante a carreira, entrevistou figuras relevantes do país, como Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, a diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, Magaret Groff, em um especial de Dia das Mulheres, e o fundador e chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler, no especial do Dia dos Professores.
“Lamento profundamente a perda do amigo Carlos Peters. Ele era um sonhador com seus projetos alternativos de comunicação. Projetos esses que conseguimos realizar com êxito. Entre eles, o Super Canal 13, que transmite a programação da TV Cultura e da TV Profissão da Uninter em Curitiba, além dos canais comunitários. Sentiremos sua falta, Peters. Que Deus o tenha entre os seres de boa vontade, com muita luz Divina em seu caminho espiritual”, declara o fundador e chanceler do grupo Uninter, Wilson Picler.
O profissional também esteve do outro lado da bancada, como uma referência da área de atuação, em programas como o de Caio Alberto sobre Televisão no Brasil, no de Daniel Poit sobre Economia de primeira e da Eco Produções no Prosa Curitibana com Rogério Cardoni. E ainda no Super Canal 13, apresentou o “Sala de Visita”, disponível no Youtube, entre outros da grade.
Compromisso com a comunidade
Integrante da equipe da FWP, o comunicador se envolveu e contribuiu com os diversos projetos mantidos pela entidade, além de desenvolver a TV Enem, com uma grade de programação voltada para aulas das áreas de concentração de estudos para o exame nacional. O canal surgiu do Pré-Enem Uninter, que prepara estudantes agora por todo o Brasil e premia os melhores estudantes de Curitiba (PR) e região metropolitana no Debatedores Nota Mil. Na edição de 2024, participou da premiação e entregou pessoalmente alguns dos troféus.
No comando da TV Profissão, foi responsável pela transmissão de momentos marcantes e apresentações especiais da Orquestra Uninter e do Coro Margareth Picler, os quais sempre incentivou e contribuiu no processo de arrecadação de recursos financeiros e aparições em rede nacional da TV Cultura, promovendo a cultura musical brasileira.
Com a rede afiliada no Paraná, Curitiba foi a cidade escolhida para o lançamento da minissérie inédita da TV Cultura, Independências, organizada por Peters e sua equipe, em 2021. Na ocasião, o profissional afirmou que a parceria “permite que o canal tenha uma programação de televisão de alto nível, agregando valor à marca e cumprindo com seu papel social de democratizar o acesso à educação e informação”.
Peters aproveitou a oportunidade para declarar o apreço que possuía pela TV pública e citar o diretor Luiz Fernando Carvalho, que possui um currículo de mais de 35 anos de uma carreira repleta de êxitos na televisão aberta e no cinema. “Sempre acreditei na função das TVs abertas, especialmente a TV Cultura, que são concessões públicas, veículos fundamentais e de imensa responsabilidade, capazes de abraçar uma missão maior, que é a de não se restringirem simplesmente a seduzir telespectadores, mas, sim, caminhando de mãos dadas com educação, contribuírem na formação dos cidadãos”.
O Repórter Uninter foi um dos últimos projetos em que esteve envolvido na parceria entre as emissoras curitibana e paulista. Junto do curso de bacharelado em Jornalismo da Uninter, coordenado por Guilherme Carvalho, a TV Cultura transmite em rede nacional reportagens em vídeo realizadas pelos estudantes, possibilitando a prática dos futuros profissionais e a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos por eles.
“O Peters era uma grande pessoa e vai fazer muita falta. Ele foi decisivo na criação da TV Profissão e na parceria com a TV Cultura em 2024 para publicação das reportagens de alunos do curso de jornalismo da Uninter. Essa conquista foi mérito dele”, afirma Carvalho.
Também participou do acordo de intenção entre a FWP e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a criação de uma Biorrefinaria e o desenvolvimento de projetos científicos, a partir da construção do protótipo de um biodigestor controlado por inteligência artificial.
Por esses e por muitos outros feitos ao longo de toda a sua vida, Peters será lembrado como “sinônimo de criatividade e visão, [alguém que] inspirava projetos que uniam eficiência, sensibilidade e desenvolvimento social. Sua ausência deixa um vazio, mas seu compromisso com a excelência da informação, amor à liberdade e à democracia, seguirá guiando e inspirando nossas ações (…) Partiu, mas suas ideias permanecem”, finaliza a nota do Grupo Uninter.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do fotógrafo: Arquivo pessoal