28/04/2023
Nayara Rosolen – Jornalista
Estão abertas as inscrições para o 2º Talento Musical (Tamu) e 1º Festival de Música Instrumental. Idealizado pelo curso de licenciatura em Música da Uninter, em parceria com a Fundação Wilson Picler (FWP), o projeto busca fomentar o talento musical e a divulgação cultural.
Podem participar estudantes e egressos da instituição, assim como pessoas da comunidade externa, desde que não tenham vínculo empregatício com o centro universitário ou com a FWP. Também podem se inscrever grupos musicais de até cinco integrantes. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 10 de junho, por meio deste link.
Este ano, os quatro primeiros colocados, classificados para a apresentação final ao vivo, recebem uma bolsa integral para a graduação de licenciatura em Música ou outra graduação em licenciatura, na modalidade de ensino a distância (EAD). No caso de estudantes da graduação ou egressos, o festival oferece uma bolsa integral para o curso de pós-graduação em Música e Cognição.
“Vemos pelos trabalhos acadêmicos como tem gente talentosa nesse mundo, que de repente está precisando de uma oportunidade de brilhar […] Tem muito aluno talentoso no curso de licenciatura em Música. O nosso país precisa tanto de alegria, de beleza. A música tem esse poder de renovação, de trazer tanta beleza para a vida, alegria, então imagino que no meio de tanta correria do dia a dia, vai ser legal a gente parar um pouco para analisar esses vídeos e ver o talento”, afirma a professora de Música Florinda Pimentel.
Será aceita a inscrição de uma música por intérprete ou conjunto musical, que precisa ser, obrigatoriamente, autoral ou de domínio público. Buscando dar visibilidade para músicos instrumentistas, não são aceitas inscrições com interpretação vocal.
De acordo com Florinda, já existem muitos festivais que conseguem divulgar os trabalhos de cantores, “mas os instrumentistas ficam nos grupos que tocam e dificilmente ganham um lugar ao sol”. Por isso, o Tamu “é uma oportunidade de mostrarem o trabalho”, acrescenta a professora.
Na etapa eliminatória, 20 serão selecionados e publicados na Galeria Virtual Alma no dia 12 de junho. Destes, o público poderá escolher dois, por meio de curtidas no vídeo, até o dia 26 de junho. Outros dois serão avaliados e escolhidos pelo júri especialista, revelados no dia 30 de junho.
Os quatro finalistas se apresentam ao vivo no auditório da Uninter, no campus Garcez, de forma virtual, no dia 19 de agosto de 2023, com a mesma música e formação das etapas anteriores. O grande vencedor ganha, além da bolsa de estudo, uma oportunidade de participar do programa Pergunte ao Maestro, transmitido pela TV Cultura em rede nacional.
Todos os inscritos que enviarem os vídeos em boa qualidade e dentro dos critérios pré-estabelecidos recebem um certificado de participação equivalente a 40 horas. Confira o edital completo aqui e se inscreva no evento.