14/06/2024
Nayara Rosolen – Jornalista
As inscrições para a 4ª edição do Prêmio Top Inovação Uninter estão abertas até o dia 25 de julho de 2024. Mantida pela Fundação Wilson Picler, a iniciativa dos coordenadores de Pós-graduação da Uninter visa reconhecer “projetos em execução com potencial para transformar vidas” e que apresentem “soluções inovadoras, inteligentes e criativas para o desenvolvimento socioeconômico do país”, diz o site oficial.
Podem participar desta edição as entidades públicas ou privadas, pessoas físicas ou jurídicas, organizações sociais com ou sem fins lucrativos, desde que se enquadrem em uma das categorias dispostas e não sejam ligadas direta ou indiretamente à Uninter. Cada pessoa ou empresa pode inscrever apenas uma ação em uma das categorias por ano, que “deve estar em execução na data da inscrição e possuir resultados parciais passíveis de mensuração”, aponta o regulamento completo.
Este ano, o Prêmio conta com 15 categorias: Tributária; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agronegócio, Arquitetura, Cidade e Design; Empreendedorismo; Saúde; Saúde Mental; Direitos Humanos; Educação; Educação Física e Esporte; Engenharia, Tecnologias e Processos; Gestão Pública; Logística e Comércio Internacional; Marketing e Comunicação; e Psicologia.
O vencedor geral leva para casa um troféu, certificado digital e um curso de pós-graduação lato sensu da Uninter, desde que comprove a formação em uma graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já os vencedores de cada categoria recebem um troféu, o certificado digital de melhor ação da categoria e um curso de extensão do centro universitário. Todos os finalistas e as ações inscritas e homologadas também são certificados pela participação.
Aqueles que chegarem à etapa de defesa oral, têm ganho de imagem ao serem destaques nas redes sociais do Grupo Uninter e na apresentação da TV Profissão. O polo que conquistar o maior número de inscritos homologados receberá um troféu, além de um certificado digital e um kit institucional para ações comerciais, com produtos personalizados.
“Esperamos candidatos que acreditam em suas ações e no efeito delas na sua aplicabilidade. Dispostos a esse desafio de apresentar ao mundo soluções eficazes, nascidas muitas vezes em pequenos municípios, com poucos recursos, mas que fazem grande diferença para a comunidade local”, declara a coordenadora de pós-graduação da Uninter, Thais Marion, que compõe a equipe de organizadores deste ano.
A profissional aponta que o diferencial para cada um dos interessados é a preparação para as etapas. Thais acredita que a leitura e conhecimento do regulamento dá aos candidatos vantagem para melhorar sua estratégia de apresentação na hora de responder às questões para a inscrição, o que é fundamental para que sejam selecionados como finalistas.
Thais também destaca a importância da apresentação oral, que acontece ao vivo na TV Profissão e repercute para as centenas de polos da Uninter no Brasil e no exterior. “Este momento é crucial para a decisão dos avaliadores da banca sobre quem será o ganhador do prêmio nas 15 categorias”, afirma.
“As respostas dos avaliadores permitem que os candidatos tenham feedbacks positivos para se desenvolverem mais ainda. A prova oral traz o benefício de autodesenvolvimento em sua comunicação de forma geral e traz visibilidade aos projetos. Já temos vários candidatos que, ao passarem por finalistas ou ganhadores do Prêmio Top Inovação da Uninter, foram convidados a participarem de outras seleções, serem ganhadores de outros prêmios e grandes projetos, inclusive fora do Brasil”, revela a organizadora.
Novidades para 2024
A nova equipe organizadora, elegida para o próximo triênio do Prêmio Top Inovação Uninter é composta pelo coordenador de cursos da pós-graduação na área de Física, Matemática e Maçonologia, Álvaro Crovador; a coordenadora da área de Arquitetura, Andressa Slompo; o coordenador dos cursos em Educação, Marcos Soares; a coordenadora das pós-graduações de Serviço Social, Talita Cabral; e a coordenadora da área de Assessoria e Eventos, Thais Marion.
Thais diz que a mudança tem o objetivo de “manter as inovações sempre em alta, com novas equipes, novas ideias, melhorias contínuas para premiar grandes ideias”. “O prêmio está de cara nova, com nova identidade, e esperamos que o público goste!”, acrescenta.
A organizadora conta que este ano o sistema foi modificado e o formato da postagem também é uma novidade. Os candidatos poderão baixar um arquivo padrão em Word para responder todas as questões no documento e postar de forma completa, mas sem se identificar. O cronograma também foi antecipado e as datas de inscrição, divulgação dos finalistas e defesa oral ampliadas para que os inscritos tenham um prazo maior de preparação.
Sem a categoria de “menção honrosa”, que premiava ações vencedoras nos anos anteriores, a proposta da equipe é permitir que novas ações participem e sejam premiadas para que possam reconhecer mais ideias transformadoras. No entanto, Thais destaca que um mesmo candidato ou empresa que já participou em edições anteriores, poderá se inscrever com novas ações.
“Sabemos que existem, em todos os ramos, muitas ideias inovadoras, inteligentes e eficazes, que solucionam diversos problemas da comunidade e que a maioria das pessoas desconhecem por não haver um lugar de classificação e divulgação. Essas ações merecem ser reconhecidas e premiadas, pois são também incentivos para que novos grupos, pessoas, empresas, organizações sociais e outras frentes se motivem nessa constante inovação”, declara a docente.
De acordo com Thais, a participação dos polos também é muito importante, já que, inseridos em suas comunidades, podem dar luz a ideias desenvolvidas nas respectivas regiões, além de aproximar a população local da instituição e de oportunidades como é o Prêmio Top Inovação.
Veja o cronograma completo:
10 de junho a 25 de julho – Inscrição, homologação e postagem dos projetos.
26 de julho a 14 de agosto – Avaliação dos projetos.
19 de agosto – Divulgação dos finalistas para a etapa da defesa oral.
28 de setembro – Defesa oral, transmitida pela TV Profissão.
09 de novembro – Cerimônia de premiação.
Edição: Larissa Drabeski.
Créditos do fotógrafo: Arquivo CNU.