10/10/2023
Flávio Ducatti – Estagiário de Jornalismo
O 2º Talento Musical (Tamu) e o 1º Festival de Música Instrumental tiveram cerimônia de apresentação em 6 de outubro de 2023 no auditório do campus Garcez, em Curitiba (PR). Realizados pelo curso de licenciatura em Música da Uninter em parceria com a Fundação Wilson Picler, as iniciativas têm o objetivo de dar visibilidade aos talentos da instituição e demais instrumentistas da comunidade externa.
O 2º Tamu premiou quatro musicistas que tiveram destaque pela avaliação de júri técnico e voto popular. Os escolhidos receberam uma bolsa de estudos integral para o curso de licenciatura na modalidade de educação a distância (EAD). O campeão recebeu, além da bolsa de estudos, a oportunidade de participar do programa Pergunte ao Maestro, da TV Cultura, em data ainda a ser definida.
Durante o período de seleção, foram 169 inscrições por vídeo, sendo 157 estudantes da Uninter (de polos nacionais e internacionais) e 12 candidatos externos. Após as inscrições, foram realizadas uma triagem inicial e análise técnica e musical, considerando os seguintes aspectos: precisão, dinâmica, interpretação, originalidade e grau de dificuldade.
Após essa análise criteriosa, foram escolhidos os 22 vídeos mais pontuados para serem expostos na galeria virtual Alma. “Participar do júri nos traz uma grande responsabilidade […]. A gente fica com receio de estar sendo injusto com determinado instrumentista ou outro, então ficamos ali assistindo aos vídeos várias vezes para que a gente possa fazer uma determinada escolha. Mas, de qualquer forma, a qualidade impressiona de todos esses 22 instrumentistas que vimos”, destacou o professor Luciano Frontino de Medeiros, integrante do júri.
Diretora da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL), Dinamara Pereira Machado ressaltou a importância de dar voz aos talentos. “Nós precisamos dar voz aos artistas, nós precisamos dar voz aos músicos que muitas vezes o palco é ali na esquina, dentro de um trabalho social […]. Nós estamos aqui celebrando o talento e o alento que muitas vezes não têm espaço nas grandes mídias, com objetivo no talento musical.”
Melhor colocado na categoria popular, Willian Rachid de Lima Correa (foto) é instrutor de música concursado em Santa Catarina e estudante do curso de licenciatura em Música da Uninter. Ele destaca como a participação no evento reforçou sem compromisso com a música. “[Participar e ser premiado] Foi uma experiência verdadeiramente extraordinária. Foi uma jornada repleta de desafios, crescimento musical e, finalmente, uma recompensa que me encheu de orgulho e gratidão”, disse.
Finalistas do júri técnico
1º Conrado Vivian Gmeiner (Japão)
2º Jairo Oliveira, Cascavel (PR)
Finalistas voto popular
1º Willian Rachid de Lima Correa, Joinville (SC)
2º José Augusto Vieira Domingues, Lorena (SP)
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube da ESEHL. A apresentação teve abertura realizada pelo Coral Margareth Picler, músicas orquestradas pelo Instituto de Música e Arte (IMA) e exibições virtuais de participantes. Confira na íntegra neste link.
Autor: Flávio Ducatti – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do fotógrafo: Flávio Ducatti – Estagiário de Jornalismo